Perguntas e Respostas

O que é DAR E REUTILIZAR?

DAR E REUTILIZAR é uma plataforma onde qualquer utilizador poderá colocar artigos que já não lhe são úteis ou encontrar e obter artigos do seu interesse, gratuitamente.
DAR E REUTILIZAR não é uma plataforma de compra e venda de artigos.


Paga-se para utilizar a plataforma?

A criação de um anúncio para um artigo é totalmente gratuito, assim como a sua visualização por qualquer utilizador.
Apenas é paga uma taxa de 1.99€ para quem quiser entrar em contacto com o(s) anunciante(s) a fim de mostrar o seu interesse pelo artigo anunciado. Esta taxa é referente à subscrição de uma assinatura bimestral (duração de 2 meses) sendo que, durante este período o utilizador poderá entrar em contacto com o número de anunciantes que desejar.
A taxa é um valor simbólico que serve para ajudar a manter e evoluir a plataforma de acordo com os interesses e necessidades do mercado.


Qual o processo de subscrição/pagamento da assinatura?

Para subscrever a assinatura basta aceder à página ASSINATURA e clicar no botão Subscrever. Para proceder com a subscrição é necessário efectuar o registo na plataforma.
A assinatura é bimestral (duração de 2 meses), sendo de renovação automática. Esta renovação poderá ser cancelada a qualquer momento.
O utilizador tem a oportunidade de pagar pelo serviço escolhendo uma das formas de pagamento remoto oferecidas pela DAR E REUTILIZAR: PayPal, Cartão de crédito, Referência Multibanco e MBWay.
Para os utilizadores que acedam aos serviços DAR E REUTILIZAR esporadicamente ou a título experimental podem optar por utilizar o pagamento por MBWAY ou Referência Multibanco, neste caso o sistema irá processar apenas o primeiro pagamento.
Num cancelamento da renovação, o utilizador terá acesso ao contacto com os anunciantes até que terminar a data de validade da última renovação.
Os preços são em euros e já incluem o imposto sobre o valor segundo a lei.


Como adquirir a factura referente à minha assinatura?

Ao subscrever uma assinatura, é enviado o e-mail de “Subscrição com sucesso”, nesse e-mail consta a opção de pedir fatura, onde abrirá uma janela com o campo de introdução do NIF, basta introduzir o NIF e clicar no botão Enviar Pedido. A fatura é enviada em resposta a esse e-mail.


É obrigatório o registo de perfil?

Para a criação de um anúncio ou subscrição de uma assinatura o utilizador necessita de efetuar o seu registo na DAR E REUTILIZAR, fornecendo apenas a informação estritamente necessária.


Que dados do meu perfil ficam visíveis para os outros utilizadores?

Na plataforma DAR E REUTILIZAR, apenas a informação dos artigos (imagens, título, descrição, categoria(s) e localização) fica visível nas caixas de anúncios para todos os utilizadores.
Apenas será visível o username e a fotografia dos e para os utilizadores que trocarem mensagens internas entre si. Para a fotografia o utilizador poderá optar por colocar uma imagem sua ou utilizar uma imagem avatar fornecido pela plataforma.


É possível apagar ou modificar o Perfil?

O utilizador tem o direito de apagar a sua conta, modificar e/ou excluir alguns dos dados pessoais dentro do MEU PERFIL, selecionando a opção Editar nas Definições.


O que acontece com os dados pessoais fornecidos?

Consulte os termos de Política de Privacidade e Cookies.


Por quanto tempo o anúncio publicado estará ativo?

O anúncio publicado estará ativo enquanto o proprietário assim o pretender. É da responsabilidade do proprietário do anúncio colocá-lo inativo assim que o artigo encontrar o seu destino.
Um anúncio inativo permanecerá ainda visível na plataforma, durante 15 a 30 dias, com a indicação de que já foi enviado para o seu novo dono.
Caso o anunciante decida apagar o seu registo, qualquer informação referente aos anúncios será excluída da plataforma automaticamente.


O que se deve ter em conta na criação de um anúncio?

O título do artigo deve ser claro e directo.
A(s) fotografia(s) anexada(s) (até 5 imagens) deve(m) representar o artigo oferecido. Os defeitos que possam influenciar uma escolha devem ser registados.
A descrição do anúncio deve ser clara e sempre relacionada com o artigo oferecido. A descrição não poderá conter informações e contactos adicionais (link de sites, moradas, números de telefone ou endereços de email).
Especial atenção à escolha da(s) categoria(s) mais indicada(s) para o artigo, isso facilitará a procura do artigo para os interessados.
Para a localização, a escolha deve recair para o local (concelho) onde o artigo vai ser entregue.
Na criação de um anúncio, todos os campos devem ser preenchidos de forma a fornecer uma imagem precisa do artigo oferecido.


Que anúncios serão bloqueados pela administração?

Anúncios que não correspondam ao imaginário desta plataforma.
Anúncios de cariz comercial.
Anúncios que incluam informação e contactos adicionais (links de site, moradas, números de telefone ou endereços de email).
Anúncios que envolvam o pagamento de qualquer tipo de gratificação.
Anúncios que tenham conteúdo falso, discriminatório, abusivo ou ilegal.
Anúncios que contenham outros tipos de informações que afetam ou possam afetar a operação ou a segurança normal da plataforma.
Informação mais detalhada em Termos e Condições de Uso.


O anúncio fica imediatamente online assim que é submetido?

Todos os anúncios são previamente analisados pela equipa DAR E REUTILIZAR antes de ficarem ativos. Assim que o anúncio estiver ativo, o proprietário do anúncio será notificado pelo e-mail de registo.


Posso suspender o meu anúncio e ativa-lo mais tarde?

Todos os anúncios podem ser suspensos pelo anunciante, ficando arquivados na secção MEUS ANÚNCIOS do MEU PERFIL. Podem ser reativados a qualquer momento, sendo que serão analisados pela equipa DAR E REUTILIZAR antes de serem novamente colocados online na plataforma.


Como entro em contacto com o(s) anunciante(s) caso tenha interesse num artigo?

O contacto com o(s) anunciante(s) é realizado dentro da plataforma, a partir do chat de mensagens, contribuindo assim para uma maior segurança dos nossos utilizadores.
O primeiro contacto é feito a partir da caixa do anúncio selecionado, clicando no botão Contactar. Para ter acesso a este botão terá de estar registado na plataforma e subscrever à Assinatura.


O que acontece caso esqueça a minha password?

No caso de esquecimento da password, deve aceder à página de LOGIN e clicar em Não te lembras da tua password?. Será lhe enviado para o e-mail de login um link onde poderá redefinir uma nova password.


Eliminei o meu perfil, mas pretendo recuperá-lo. O que devo fazer?

Ao eliminar um perfil, toda a informação será apagada. Sendo assim o utilizador deverá criar uma nova conta.


Posso denunciar abuso por parte de outros utilizadores?

Se observar alguma violação, pedimos que informe de imediato a nossa equipa via e-mail: suporte@darereutilizar.pt.
Analisaremos cada informe, e caso seja encontrada uma violação, tomaremos as medidas apropriadas.


Qual o procedimento para analisar reivindicações e conflitos?

Se tiver algum conflito ou reclamação sobre o nossos serviço ou a operação da plataforma, entre em contacto connosco descrevendo a situação (suporte@darereutilizar.pt).i
Se o conflito não puder ser resolvido por meio de negociações, será resolvido de acordo com a lei aplicável e sobre jurisdição dos Tribunais Portugueses.


Enviei uma pergunta à administração, mas não recebi uma resposta.

Caso tenha dúvidas ou sugestões sobre o projeto ou a plataforma, a nossa equipa terá o prazer de o(a) ouvir e responder-lhe o mais breve possível. Caso essa resposta esteja a ser tardia, agradecemos que aguarde um pouco mais, ou volte a enviar e-mail. Comprometemo-nos em responder a qualquer questão que nos coloque o mais breve que nos for possível.


Alterações dos Termos e Condições.

DAR E REUTILIZAR tem o direito de alterar os Termos e Condições, além de alterar unilateralmente o procedimento de pagamento e os preços. Todas as alterações entram em vigor a partir do momento em que são publicadas na plataforma e são aplicáveis ​​a todos os anúncios e subscrições efectuadas após as alterações entrarem em vigor.


Como entrar em contacto com a equipa DAR E REUTILIZAR?

Pode entrar em contacto com a nossa equipa enviando um e-mail para info@darereutilizar.pt.